Maestro Gil Magalhães

Ir em baixo

Maestro Gil Magalhães

Mensagem  Admin em Qua Nov 04, 2009 12:31 pm

JOSÉ GIL PACHECO SOARES MAGALHÃES

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Nasceu no Porto em 1974, tendo iniciado os estudos musicais com o seu pai. Aos 13 anos, ingressou no Conservatório de Música do Porto concluindo três anos mais tarde o curso de flauta na classe do professor Olavo Barros. Prosseguiu os seus estudos com os professores Wendy Quinlan e Master-classes com Auréle Nicolet, Jorge Caryevchi e Sabina Laurain. É Licenciado em flauta transversal na classe do professor Eduardo Lucena, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, tendo concluído a sua licenciatura com elevada classificação.

Vencedor nas edições de 1988 e 1990 do 1º-Prémio Regional nos concursos da Juventude Musical Portuguesa, obteve também o 1º-lugar nos concursos para a Orquestra Sinfónica da Juventude Luso-Francesa, Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra Sinfónica das Escolas de Música em 1993 e Orquestra Regional do Norte em 1994. Foi flautista convidado na Régie Sinfonia – Orquestra do Porto, na temporada de 1993 e colaborou com outras formações orquestrais e camerísticas tais como a Orquestra Konsonância, Sinfonieta da E.S.M.AE. e Quinteto de Sopros do Porto.

De 1994 até 2004 foi flautista da Orquestra do Norte, sendo 1º-flauta solista “A” desde 1998. Trabalhou com maestros de nível mundial tais como: Kristof Penderecky, Enrique Bátiz, Leo Brower, Roland Mélia, James Tuglle e interpretes como: Patricia Kopachinskaya, Eduardo Isaac, Duo Assad, Michel Lethiec, José Carreras, Andrea Bocelli, Scorpions, Rui Veloso, Luis Represas, Rao Kiao, entre outros. Gravou para a R.T.P, SIC, Antena 2, bem como na diversa discografia da Orquestra do Norte. Em Dezembro de 2003 recebeu o convite para integrar a Orquestra Sinfónica do Estado do México, na qualidade de flautista co-principal, pelo Maestro Enrique Batiz na temporada 2004.

Como solista interpretou o Concerto de Flauta e Orquestra de J.Ibert com o maestro J. F. Lobo (1999 e 2002) e o Concerto para Flauta e Orquestra de C.Reinecke com o maestro Roland Mélia (2001), com a Orquestra do Norte, em diversas localidades do país. É professor da classe de flauta transversal na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães, na Universidade do Minho e no Conservatório da JOBRA, e integra o corpo docente do Instituto Superior de Estudos Piaget de Mirandela. Paralelamente tem orientado Masterclasses e acções de formação de flauta transversal por todo o País. Actualmente é instrumentista Fundador do Quinteto de Sopros ‘5 Ventos’.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 9

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum