Sociedade Artistica Banda Vale de Cambra
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maestro Gil Magalhães

Ir para baixo

Maestro Gil Magalhães Empty Maestro Gil Magalhães

Mensagem  Admin Qua Nov 04, 2009 12:31 pm

JOSÉ GIL PACHECO SOARES MAGALHÃES

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nasceu no Porto em 1974, tendo iniciado os estudos musicais com o seu pai. Aos 13 anos, ingressou no Conservatório de Música do Porto concluindo três anos mais tarde o curso de flauta na classe do professor Olavo Barros. Prosseguiu os seus estudos com os professores Wendy Quinlan e Master-classes com Auréle Nicolet, Jorge Caryevchi e Sabina Laurain. É Licenciado em flauta transversal na classe do professor Eduardo Lucena, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, tendo concluído a sua licenciatura com elevada classificação.

Vencedor nas edições de 1988 e 1990 do 1º-Prémio Regional nos concursos da Juventude Musical Portuguesa, obteve também o 1º-lugar nos concursos para a Orquestra Sinfónica da Juventude Luso-Francesa, Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra Sinfónica das Escolas de Música em 1993 e Orquestra Regional do Norte em 1994. Foi flautista convidado na Régie Sinfonia – Orquestra do Porto, na temporada de 1993 e colaborou com outras formações orquestrais e camerísticas tais como a Orquestra Konsonância, Sinfonieta da E.S.M.AE. e Quinteto de Sopros do Porto.

De 1994 até 2004 foi flautista da Orquestra do Norte, sendo 1º-flauta solista “A” desde 1998. Trabalhou com maestros de nível mundial tais como: Kristof Penderecky, Enrique Bátiz, Leo Brower, Roland Mélia, James Tuglle e interpretes como: Patricia Kopachinskaya, Eduardo Isaac, Duo Assad, Michel Lethiec, José Carreras, Andrea Bocelli, Scorpions, Rui Veloso, Luis Represas, Rao Kiao, entre outros. Gravou para a R.T.P, SIC, Antena 2, bem como na diversa discografia da Orquestra do Norte. Em Dezembro de 2003 recebeu o convite para integrar a Orquestra Sinfónica do Estado do México, na qualidade de flautista co-principal, pelo Maestro Enrique Batiz na temporada 2004.

Como solista interpretou o Concerto de Flauta e Orquestra de J.Ibert com o maestro J. F. Lobo (1999 e 2002) e o Concerto para Flauta e Orquestra de C.Reinecke com o maestro Roland Mélia (2001), com a Orquestra do Norte, em diversas localidades do país. É professor da classe de flauta transversal na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães, na Universidade do Minho e no Conservatório da JOBRA, e integra o corpo docente do Instituto Superior de Estudos Piaget de Mirandela. Paralelamente tem orientado Masterclasses e acções de formação de flauta transversal por todo o País. Actualmente é instrumentista Fundador do Quinteto de Sopros ‘5 Ventos’.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 9

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos